Namoro Virtual - A forma como escrevemos influi na paquera online?

Em temos de internet, as chances de começar um namoro pela web antes são maiores. A forma como nos apresentamos, pode nos eliminar como pretendente


Não tem como evitar hoje em dia. Pra quem passa mais de uma hora no computador e é solteiro, e quando o primeiro contato com o computador de muitas pessoas se iniciam pelas redes sociais, o namoro virtual é uma realidade. Como se dar bem?



Primeira impressão

Todo mundo sabe daquele velho ditado que a primeira impressão é a que fica. Para um encontro pessoal, nos arrumamos, procuramos nos produzir da melhor forma, e nos ajeitar diante do espelho com o melhor de nós. Pessoalmente tentamos esconder nossos defeitos e falar apenas de nossas qualidades.

Na internet é a mesma coisa. Se você quer passar uma boa impressão, você precisa se apresentar da melhor forma possível com os meios que possui: O Teclado

A escrita

Nem só de fotos vive o homem...

A fotografia em geral costuma ser requisito numero um, quase que obrigatório hoje em dia. Até porque lidamos com pessoas maliciosas, os chamados "vândalos virtuais", que criam perfis falsos, enganam as pessoas etc. Mas isso, qualquer um é capaz de saber. O que muitos ainda não sabem, é que escrever bem, aumenta as suas chances e moral diante da outra pessoa.

Estamos acostumados a ver por aí na internet, plaquinhas e perfis com o português escrito errado, e sabemos que as pessoas adoram rir disso. Aos nossos olhos, escrever mal é uma vergonha, e se o seu paquera escreve de qualquer jeito, ele se expõe ao ridículo também, e ninguém sente atração por alguém que virou motivo de piada. Esta é a primeira dica: escrever certo.

A segunda dica, é a mais importante: usar pontuações.
Dei uma pequena dica sobre isso no outro post, mas aqui eu me aprofundo um pouco mais.

Fazer perguntas sem usar a interrogação, escrever uma frase sem usar vírgula, simplesmente fazem com que o outro, interprete de forma totalmente errada aquilo que você queria dizer. A pontuação é o único meio que temos, para que o outro através da escrita, entenda exatamente qual a expressão, pausa, emoção o outro quis nos passar.

É claro que precisamos abreviar algumas palavras para que a escrita fique mais dinâmica, porém se você quer ter sucesso e ter uma imagem mais limpa na internet, use pontuações.

Outra coisa, é o famoso "miguxês", entre outras formas virtuais das pessoas mais novatas na internet, que não fazem idéia de como isso pode soar para aqueles mais experientes:

Maiúscula

Usar letra maiúscula: Caps do teclado ligado - caixa alta, é a mesma coisa que gritar.
Na internet, como usamos muito a forma escrita, precisamos de algumas "normas" para diferenciar uma linguagem da outra. Com isso, acabou virando um padrão mundial, que escrever em maiúsculo é quando queremos chamar muita atenção, e a mesma coisa que gritar.
Então use a letra maiúscula apenas quando ela é pedida, ou quando você quer dar muita ênfase para o que escreveu.

Símbolos e mixuguês 

Uma coisa que realmente deve incomodar a muitos, é quando usamos o tal "mixuguês", em geral mais usado pelos adolescentes, que inclusive adotam símbolos misturado com as letras normais, substituindo 'ch' por x, minúsculas com maiúsculas dentro da mesma palavra, repetição de vogais etc, enfim, fazendo um verdadeiro carnaval na escrita.

Quem está habituado com leitura, com a internet mais formal, jornais etc, certamente vai desaprovar profundamente quem usa esse tipo de linguagem. Outra dica pra quem costuma teclar, é saber que a grande maioria desaprova modificações em palavras como "não" > Naum" entre outros. Se você não conhece ainda quem está do outro lado, e quer ter boas chances com essa pessoa, evite usar esse tipo de linguagem até saber se ela gosta ou não.

Smiles

Algumas pessoas costumam no msn por exemplo, substituir suas letras por smiles, ou expressões. Em geral isso incomoda, e muito, a quem está lendo. Você pode substituir a palavra "não" por um bonequinho mexendo o dedo, mas seu amigo pode não fazer a mínima idéia do que você quis dizer.

Então procure deixar ao máximo possível, seu messenger mais limpo, usando smiles apenas para expressar sentimentos de vez enquanto, sem poluir a tela. Smiles demais, costumam inclusive causar lentidão no computador de algumas pessoas e irritá-los, mas acredite, eles em geral não terão coragem de dizer isso.

Já passei por muitos blogs onde as pessoas reclamavam muito desse tipo de coisa, mas nunca tinham coragem de dizer. Então aqui fica a dica pra você não ser inconveniente, ou não perder um paquera por causa de smiles.

É claro que em linguagem informal, digitar um "n" ao invés de não, ou um "vc" ao invés de você, num chat é necessário, mas tente tomar cuidado para que tudo o que você faça, possa ser compreendido pelo outro. Nem todo mundo gosta de poluição visual, e acredite, escrever bem é um hábito que você deve procurar estabelecer, pois, é na grande maioria das vezes assim que você irá mostrar a si mesmo na web, e mostrar quem você é, não só para os amigos mas para o mundo inteiro. Você está divulgando não apenas a sua personalidade, mas também a sua língua, além de no futuro, ter criado o hábito de escrever bem para o mercado de trabalho, ou quem sabe até para um blog.

Quando queremos conhecer alguém, sempre procuramos por alguém inteligente, alguém bom o suficiente, e não o contrário, portanto escrever mal, é mostrar talvez de forma errada quem você não é. Escrever bem é um hábito, e aos poucos você ganha velocidade e prática.

Escrever bem, nos dá a capacidade de fazer com  que o outro nos entenda melhor, compreenda melhor aquilo o que a gente queria dizer de verdade. Escrever bem na internet, é a mesma coisa que falar bem no cara a cara. No mundo virtual, você é aquilo que você escreve.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário