7 Mentiras que todo mundo acredita!


Ah, o tão estimado respeito pelos mais velhos... Quando você era criança, com certeza deve ter ouvido a célebre frase de alguém com certa idade: “Menino(a), me respeita, sou mais velho”. Acontece que respeito não é automático, é merecido. Portanto, se um dia uma velha der motivos para que eu chame-a de “safada mentirosa”, farei-o (?) com maior prazer.

Mas por que, Vinicius, você está falando essas coisas tão feias? Simplesmente porque não gosto de como os mais velhos pensam que sabem tudo sobre tudo, sem nenhuma base lógica ou científica de sustentação. Como quando sua avó dizia: “Ei moleque, não fique tão perto da TV que estraga a vista!”. Não, velha, não estraga nada.

E o que eu fico com mais raiva, é que quando você vai explicar alguma coisa sobre o que essa pessoa achava ser verdade, e não é, ela fica com raiva e diz que você ta ficando louco. Por exemplo:


   Sua avó: Menino, sai de perto da TV que estraga a vista!

   Eu: Não vó, isso não acontece.

   Sua avó: Claro que acontece, sai de perto da TV!

   Eu: Não vó, o que acontece, é que quando ficamos focados demais na tela da TV, a luminosidade e os raios emitidos por ela podem causar cansaço na vista ou ressecamento do globo ocular, porque acabamos por diminuir a freqüência das “piscadas”. Mas não causa dano permanente no olho de ninguém.

   Sua avó: Isso não faz sentido nenhum menino, sai da frente da TV! (e ai entra uma boa oportunidade pra xingar um idoso).


Acontece que diversos outros contos nos fazem acreditar no que não é verdade, mas venho através desta libertá-los dos perigos da ignorância (na verdade, só pesquisei no Google mesmo...).

O SAHARA É O MAIOR DESERTO DO MUNDO
Claro, se você colocar a palavra “quente” entre DESERTO e DO. Na verdade, a maior região árida de superfície terrestre é a Antártica. Assim como a região do Sahara, não há água em estado líquido, não há plantas de qualquer espécie, e a única presença de vida lá é dada às bases e estações científicas de uns animais aí chamados seres humanos.

ANTES DE ABRIR O MICROONDAS, VOCÊ DEVE ESPERAR UNS SEGUNDOS
Claro que não. Se isso fosse verdade, as fabricantes estariam afundadas em processos judiciais... O problema é a má interpretação que as pessoas fazem da palavra radiação. Se você levar em conta “radiação nuclear”, aí sim, exposição a isso, mesmo que por pouco tempo, é perigoso. Agora “radiação eletromagnética”, como é o caso do microondas, é mais comum do que você imagina (TV, celular, lâmpadas...).

Existe um mecanismo no aparelho aquecedor chamado “killswitch” que, ao abrir a portinha, imediatamente o magnetrômetro desliga. Devido às ondas viajarem na velocidade da luz, antes mesmo de você abrir a portinha, elas já se dissiparam, na comida, ou no escuro. Para adquirir qualquer tipo de dano em contato com essa radiação, ela precisa ser mantida por certo tempo.

O DERRETIMENTO DO POLO NORTE AUMENTARIA O NÍVEL DO MAR CONSIDERAVELMENTE
Claro, se o gelo, por alguma razão, não ocupasse espaço. O gelo desloca água equivalente a sua massa, portanto, seu derretimento não acarretaria a subida de sequer um centímetro. Faça uma experiência: encha metade de um copo de água, e jogue uma pedra de gelo dentro. O nível da água subirá um pouco. Marque onde a água “bate” no copo, e espere o gelo derreter pra ver se subiu alguma coisa.

QUEIMADURA NO CORPO? PASSA ISSO, E ISSO, E ISSO...
Quando você se queima, sua mão/tia/avó logo diz: “passa gelo, pasta de dente, manteiga...”. O que aconteceu com a boa e velha água fria? Gelo, em contato prolongado com a pele também queima. Pasta de dente, manteiga, ou qualquer outro produto caseiro, deve ser evitado, pois pode, dependendo do grau da queimadura ou do local, causar certo tipo de infecção.

NÃO USAR ÓCULOS PODE AUMENTAR SEU GRAU!
Nada a ver também. A estabilidade do grau de qualquer problema de visão varia de pessoa pra pessoa. Os óculos servem para corrigir falhas oculares que dificultam na formação das imagens. Ler no escuro também não causa nenhum dano permanente à visão, você forçar a leitura em ambientes com pouca luminosidade apenas pode causar dores de cabeça.

QUEM ESTÁ COM DOR DE GARGANTA NÃO PODE TOMAR SORVETE
Mito que seus pais criaram pra não gastar grana com um belo e gostoso sorvete. Inflamação na garganta é causada por vírus, que em geral resultam em gripes e resfriados. Se a dor estiver incomodando muito, um sorvete por até ajudar a aliviar a inflamação.

O SENTIDO QUE A ÁGUA GIRA EM VASOS E PIAS NOS HEMISFÉRIOS
O efeito Coriolis (ou seja, o aparente movimento circular tal como visto por um ponto referencial inerte num objeto em giro) realmente explica por que a água, quando em repouso, tende a ser afetada de forma diferente graças a sua localização no planeta. Acontece que a força é extremamente fraca, e há um fator muito mais decisivo pro giro da descarga que esse efeito Coriolis: o ângulo em que a água é injetada no sanitário.

__________________________________________________

Essas e outras são alguns dos mitos criados (de propósito?) que talvez sejam simplesmente informações mal interpretadas, que acarretam em nada GRAVES PROBLEMAS! Afinal, achar que o Sahara é o maior deserto do mundo pode te pôr em sérios riscos... sei lá... se essa perguntasse valesse a sua vida o.o

Brincadeiras a parte, é sempre bom absorver um pouco de cultura. E assim que eu conseguir mais algumas informações (inúteis) úteis, eu posto aqui pra vocês impressionarem o amiguinho mais próximo!

Fonte de várias informações: HBDia (blog muito bom)
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário