Tecnologias que Mudariam a História

Dispositivo Para Implantar Conhecimento


Apesar de ser uma tecnologia que mudaria o mundo para melhor em vários sentidos, encontrei poucos textos e especulações sobre isso. No filme Matrix, Neo aprende Kung Fu instantaneamente através de um plug em sua nuca. Em A Reconquista, com John Travolta, os alienígenas aprendiam novos conhecimentos através de uma máquina. 


No filme Matrix eram usados plugs como esses para transportar o indivíduo à Matrix, e lá ele poderia adquirir qualquer conhecimento através dessa interface.

O homem sempre teve a ânsia pelo conhecimento, desde o tempo das cavernas percebe-se que nossos antepassados tentavam passar seus conhecimentos para o próximo. No tempo antigo, na Grécia, China, Egito, etc, o homem passava seu conhecimento através de manuscritos e onde surgiram as primeiras faculdades. Porém esse conhecimento só é atingido estudando, lendo e pesquisando, coisas que demandam tempo, então começou a se pensar em métodos que pudesse ganhar conhecimento instantâneo.


Nos anos 60, os americanos começaram a fazer pesquisas sobre como o cérebro assimila o conhecimento, daí surgiram as primeiras pesquisas sobre mensagens subliminares. Essa técnica foi utilizada pela primeira vez em um cinema, onde foi adicionado em um frame (cerca de 1/60 de segundo) a mensagem "beba Coca-Cola". Nesse mesmo dia, a venda de  Coca-Cola aumentou 60%. Esse tipo de mensagem na verdade é persuasiva, todavia existiu nessa experiência uma transmissão de uma mensagem inconsciente.


Em 2007 Kevin Warwick, implantou em seu próprio corpo um chip que pode transmitir comandos para outros dispositivos a distância, como por exemplo, abrir uma porta ou apagar uma luz. Kevin diz que, no futuro, chips como esse poderiam ser implantados no cérebro e conhecimentos que se aprendem em anos poderiam ser aprendidos em segundos. No entanto, essa tecnologia encontra-se nos primeiros estágios de desenvolvimento, muita pesquisa ainda deve ser feita.

Se esse tipo de dispositivo for acessível a todos, ajudaria muito na evolução da humanidade, pois reduziria em muito tempo pesquisas e descobertas científicas. Não haveria necessidade de escolas e o conhecimento seria mais bem distribuído, o que acabaria com a maioria dos problemas socioeconômicos da atualidade. É claro que isso é uma visão utópica de uma tecnologia que ainda nem foi inventada, pois a realidade nem sempre podemos esperar o que está nos filmes e nos livros.

Parece que não teremos essa tecnologia ainda por um bom tempo. O cérebro humano ainda tem muitos mistérios a serem desvendados. Estamos ainda muito no começo nesse tipo de tecnologia  e caminhando em passos curtos, porém não custa nada sonhar.

fonte:nerdicepontocom
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário