Adolescente que lê 300 páginas em 1 hora

Aos 14 anos e muito comum ser viciado em Internet, videoga­me ou televisão. Luís Anto­nio Gonçalves Netto não. Aos 14 anos, é louco por livros. adolescente de São José do Rio Preto (SP) desen­volveu uma curiosa habilida­de: lê com rapidez, muita ra­pidez. Em uma hora, é capaz de devorar 300 páginas.
"Ler é muito bom", diz ele, que mora com os pais e a ir­mã. "Não importa o livro: longo e curto, lançamento e clássico, ficção e não ficção, até auto ajuda. Leio de tudo." 
O estudante  é tido como  exemplo de leitura e começou a dar palestra na escola onde estuda, a esquema Universitário, em são jose do rio preto, interior de são paulo, mais não foi sempre assim segundo ele, até Dezembro de 2009, quando cursava o 9. ano (antiga 8 serie do ensino fundamental, era  um aluno mediano. 

Só ali  por  por obrigação  o que era pedido em aua, a uma velocidade comum de 60 páginas em uma hora, e começou a tirar notas baixas no colégio . Foi  quando seu pai propôs um castigo se tirasse alguma nota vermelha, teria de ler dez livros na férias. 
A  nota vermelha apareceu  :  ele errou  o nome das 13 colônias da América do Norte , e por pouco não ficou em recuperação em história.Mas segundo ele o tropeço  serviu para despertar a habilidade  até então  desconhecida.
O pai, conforme o combi­nado, trouxe uma pilha de li­vros. O primeiro era "O Códi­go Da Vinci", de Dan Brown.
Mas o que era para ser um castigo acabou virando um prêmio: "Foi o melhor livro da minha vida. Aquele sus­pense, aquelas referências históricas, tudo aquilo me prendeu", conta.
A partir dali, foi um livro atrás do outro -"Marley & Eu", de Iohn Grogan, "1808", de Laurentino Gomes, "Opus Dei", de John Allen ... De de­zembro de 2009 até aqui, 340 livros em média. 

Em 51 minutos diante da reportagem da revistagalileu Luís Antonio Gonçalves netto leu um livro de 274 páginas Rota 66, de Caco Barcelos  ,e não pense que foi truque nesse mesmo período daria para nós fazer um dawnload de um arquivo de 700 megas pela Internet  ou assistir á metade do filme Salt com a linda da Angelina Jolie.

Segundo ele  lê a Bíblia inteira em 6 horas e ja devorou mais de 12 livros durante suas férias . 
Estantes cheias
Os pais compram os livros pela intemet. Assim, evitam prejuízo. "Um 'Harry Potter' custa mais de R$ 30 na livra­ria. Pela Internet, acho por R$ 9,90", diz o pai, o vende­dor Evandro Gonçalves.
A primeira estante já está cheia. A segunda, recém­ comprada, quase completa.
Entre os clássicos, ele cita "Dom Casmurro", de Macha­do de Assis. "Se acho que Ca­pitu traiu Bentinho? Eu, pes­soalmente, acho que não. Mas cada um tira a sua conclusão", divaga.
E puxa outro volume da es­tante. "Um livro interessante sobre traição é este: 'A Farsa', de Christopher Reich."
Para Luis Antonio, não existe livro ruim. O que exis­tem são livros "não tão bons". "Não gostei muito de 'Perigo de Vida', que são con­tos de terror do Alfred Hitch­cock. Num deles, um cara sai de carro matando todo mun­do. Achei forçado." 

Tanta  leitura segundo Luís  facilitou  diz ter melhorado em redação . Atualmente , escreve um livro , um suspense policias .
Como escritor , no entanto, o desempenho é outro : em um mês, foram apenas três a quatro paginas " É  muito difícil " diz , apesar do gosto que ele tem pela leitura , Luís leva  a vida normal de adolescente :sai com amigos , vai ao cinema , se arrisca no vidiogame. É claro não sem antes ler algum livro  .

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Obrigado pelo seu comentário