Por que não somos patriotas?

 
O Brasil é composto de uma população individualista, tão individualista que nosso presidente que só se preocupa com seu marketing pessoal. Com o patriotismo em baixa, o negócio é ser individualista mesmo, mas.., por que não somo patriotas?

Americano VS brasileiro
Para tentar compreender o patriotismo vamos comparar o brasileiro (que não é nada patriota), com o americano (muito patriota)

Made in Brazil: O Brasil é um país muito jovem com pouco mais de 509 anos, um pais com enorme diversidade racial, cultural e religiosa.
Conclusão: país muito grande, muito jovem e muito diversificado para ser patriota.

Made in American: Os EUA estão em situação idêntica. País jovem, com grande número de imigrantes e seu território é tão grande quanto o brasileiro. A única de diferença é no bolso, mas dinheiro talvez não seja o problema, brasileiro ama seu time de futebol mesmo sem saber se vai ter leite para beber no café da manhã.

Acho que a resposta não é social, mas sim, política! E política brasileira cheira a corrupção. Hoje estava assistindo o julgamento do Presidente do Senado no Conselho de “Ética” do Senado. Qualquer telespectador que ouse assistir este tipo de programação na TV Senado costuma adotar 2 tipo de comportamento: Xingar todos os senadores de filhos da puta e desliga a TV em poucos minutos ou continua a assistir a atração com desgosto e pensar “nesse país ninguém presta”.
Sarney, Sarney, por que me envergonhastis
Pra quem não sabe, Sarney foi presidente do Brasil, vice-presidente, ocupa a cadeira número 38 da Academia Brasileira de Letras, possui mais de 20 obras literárias e ainda é presidente do Senado Federal. Com este currículo podemos presumir que ele é uma pessoa honrada e de grande importância política.

No julgamento do nosso nobre político, as palavras mais utilizadas no Conselho de "Ética" foram “democracia”, “compreensão” e “ampla defesa”. Nenhum dos conselheiros teve a audácia de dizer a palavra que o povo brasileiro tanto queria ouvir: "VERGONHA".

O brasileiro sente vergonha daquilo que ele deveria admirar, e pior, o sentimento de desapontamento é tão grande que afeta nosso julgamento sobre as pessoas – passamos a acreditar que a maioria das pessoas são desonestas e nos sentimos estimulados a ser também.

Depois de ver tanta injustiça na TV você começa a acreditar que tudo é rodeado de favorecimento, desonestidade e malandragem. Isso explica a enorme repulsa que as pessoas honestas e morais sentem ao assistir algo sobre a nossa má política - ela mexe com valores fundamentais de um cidadão, que para não ver seu valores feridos ou corroídos, desliga a TV e continuar vivendo como se a política não existisse, e ai que está o problema - nos tornamos individualistas, perdemos a vontade de contribuir com o próximo e deixamos de acreditar nas pessoas. Se os representantes do estado não estão interessados em honrar a pátria, quem de nós vai se preocupar com ela?
  Políticos são como nossos pais. Olha que lindo
Mãe e pai ninguém escolhe, e são eles os responsáveis pela nossa educação, segurança e saúde na infância. Na política a coisa é bem parecida, a diferença é que você escolhe seus representantes atraves do voto na vida adulta, para que eles cuidem da sua saúde, educação, direitos e da sua segurança. Você confere este poder de tutela por 4 anos (8 para senadores) para estes homens, é tempo pra chuchu, e você é capaz de fazer a merda de escolher este camboio de incompetentes para política?

Mas isso não é importante agora.
 
Outros posts  para ler :

________________
Receba o próximo artigo diretamente em seu email.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário